quarta-feira, 8 de junho de 2011

PARA O 3º ANO "B'

ATIVIDADE
Baseado no texto a seguir monte o esquema:

AS CAUSAS DA FOME NO MUNDO

O Brasil é um país com clima, solo, riquezas naturais e minerais de dar inveja a qualquer outro país desenvolvido. As condições naturais de nossa terra permitem que sejamos um dos maiores produtores agrícolas de todo o mundo. Para termos uma idéia da capacidade brasileira de produção agropecuária, nos últimos 10 anos, a área plantada no Brasil cresceu 12%, e a produção, 99%. Ou seja, a produtividade no campo aumentou 74%. Produzimos muito mais, sem que as áreas de lavoura tenham crescido muito. Podemos dizer que o crescimento da produção agrícola se deve ao aumento do uso de novas tecnologias no campo. O emprego de equipamentos modernos de plantio e colheita, aditivos e pesticidas modernos, máquinas de controle de colheita são alguns exemplos dessa nova tecnologia.
Infelizmente, ao mesmo tempo em que o país produz muito mais no campo e com isso aumenta o consumo de produtos alimentícios, também aumenta a quantidade de produtos jogados no lixo, e que poderiam alimentar quem sofre com a fome no país.
Todos os dias, 39 mil toneladas de comida vão para o lixo no Brasil. O desperdício é gerado em restaurantes, mercados, feiras, fábricas, quitandas, açougues e até mesmo dentro de nossa própria casa. O que se joga fora é suficiente para dar café, almoço e jantar diariamente a milhões de pessoas. Enquanto toda essa comida é jogada no lixo, mais de 44 milhões de brasileiros vivem na linha da miséria, passando fome. O problema da fome no Brasil não é a falta de comida, mas da má distribuição de renda no país. Alguns têm tanto que até desperdiçam comida. Outros não têm condições de garantir a própria sobrevivência.
Por isso, é tão importante combatermos o desperdício. Faça uma pesquisa em sua casa, em sua escola, em seu bairro, veja o quanto de comida é desperdiçado. Discuta com seus parentes e amigos formas de diminuir esse desperdício e de ajudar àqueles que não têm nada para comer.

Após a leitura e compreensão do texto vamos montar um esquema para melhor entendermos o texto.
 
OBS: Vamos realizar essa atividade juntos e com muita dedicação, pois a mesma vale 2.0 pontos.
Abraços