quarta-feira, 22 de junho de 2011

tipologia textual

O cãozinho e a onça

Um jovem de familia muito
rica certa vez foi á caça e levou consigo um cachorrinho dálmata para não se sentir tão só na mata e, também,ensiná-lo a caçar.
Um dia,já na experdição,o
cachorrinho começa a brincar de caçar mariposas e quando se dá conta que já estar muito longe do grupo do seu dono.Nisso vê que vem perto uma onça correndo em sua direção.Ao perceber que a onça iria devorá-lo,pensa rápido no que fazer.Vê uns ossos de animal morto e se coloca a mordê-los.
Então,quando a onça estava a
ponto de atacá-lo,o cachorrinho diz em voz alta:"Ah,que delicia esta onça que acabei de comer!"
A onça pára bruscamente e sai
apavorada correndo do cachorrinho e vai pensando: "mas quepensando cachorrinho bravo!por pouco não como a mim também!..."
Um macaco,fofoqueiro,que estava trepado em uma árvore perto e que havia visto a cena, sai atrás da onça para lhe contar como ela foi enganada pelo cachorro.Mas o cachorro percebe a manobra do macaco.O macaco alcança a onça e lhe conta toda a historia.Então,a onça furiosa diz:
"cachorro maldito!vai me pagar!agora vamos ver come a quem!"
"depressa!"-disse o macaco puxa-saco-"vamos alcançá-lo!"e montou nas costas da onça.E sairam correndo para caça o cachorrinho.
o cachorrinho vê que a onça vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas,e pensa: "ha,macaco desgraçado!O que faço agora?" pensou,penso...
O cachorrinho,ao invés de sai corre
ndo,fica de costas como se não estivesse vendo nada,e quando a onça estava pronta para ataca-lo de novo,o cachorrinho diz em voz alta:"cade aquele macaco preguiçoso!faz meia hora que eu mandei me trazer outra onça para eu comer e ele ainda não voltou!Quando ele voltar eu vou dar uma surra nele que até o diabo vai ter dó!"
A onça,ao ouvir isso,com medo e com os pelos em pé,bateu em retirada.

Ana cristina da silva
1 "C"