quarta-feira, 22 de junho de 2011

Gênero Textual

Genero Textual
Fábula


A Tartaruga Insatisfeita

Uma tartaruga muito preguiçosa queixava-se
para a mãe de que a casa que carregava nas
costas era muito pesada.
-Ai como ela pesa, choramingava. Porque não
posso tirá-la para passear à vontade? não posso
correr e saltar como os outros animais.
-É verdade-respondeu-lhe a mãe-mas você nasceu
tartaruga e tartaruga será até o fim da vida.não posso
fazer nada.Além disso,você nunca pensou como ela é útil?
A jovem tartaruga espantou-se:
-útil?
-Claro-disse a mãe-Em caso de perigo você pode esconder-se
dentro dela. A carapaça é nossa casa e poucos animais têm
tal sorte.
-Ora,grande sorte!-resmugou a filha.
-O que fazem os outros?Quando estão em perigo escondem-se
em um buraco, atrás de uma árvore. Pode dizer o que quiser,
mas estou cheia desta carapaça!
E, de mau humor,foi para a praia procurar folhinhas novas
para mascar. Quando ia atravessando um pequeno caminho viu um grande sapo.
-bom dia,amiga tartaruga, está procurando comida como eu?
-Sim, mas hoje estou sem fome. Estou triste.
O sapo assustou-se
-O que fez você ficar triste?
-Sabe-disse a tartaruga - é que estou cansada de carregar minha casa nas costa.
Se pudesse livrar-me dela podia saltar, pular como você, em lugar de arrastar-me
com sacrifício pela grama.
O sapo, da mesma maneira que a tartaruga-mãe, disse que, que em caso de perigo,ela não corria nenhum risco.
-Mas que perigo posso correr?-impacientou-se a tartaruga-filha.
No mesmo instante ouviu-se o galope de um cavalo que se aproximava.
o sapo deu um pulo de lado e escondeu-se numa vala.Mas a tartaruga
lerda por natureza, ficou lantada no lugar. Apenas enfiou as patas e a cabeça dentro da carapaça.
E foi ter feito isso, pois o cavalo, chegando de repente, pisou em cima dela.
O cavalo foi embora, a poeira assentou. O sapo saiu de seu esconderijo e disse á
tartaruga, todo tonto:
-se eu estivesse em seu lugar estava morto!
Você foi protegida pela casa. Daqui pra frente ainda vai se queixar dela?


Marizete Gonçalves da Silva
Série:1c
N:24