sexta-feira, 23 de setembro de 2011

RESUMO

O CORTIÇO

AUTOR:ALUISIO AZEVEDO


O Aluisio Azevedo é o autor desta história ''o cortiço'' ele relata o meio onde vivem os seres humanos.Essa história foi relatada do século 19,um português João torna-se dono de uma venda no suburbio do Rio de Janeiro. Assim que consegue juntar algum dinheiro ,a custo de muito sacrificio ,resolve ter o seu proprio negocio ,construir um cortiço ,que é um conjunto de casas simples para alugar.neste cortiço foram morar trabanhadores braçais ,operários ,lavadeiras e serventes.

Para a supreza de João Romão muda para o lado de seu cortiço um comerciante rico chamado Miranda.João percebeu que ele poderia estragar seu grande negócio,começou ter várias intrigas com Miranda .A medida que o cortiço vai crescendo ,enchendo-se de gente , tornam-se cada vez mais frequente as brigas entre eles ,pela posse do terreno que dá para os fundos do patio de um e de outro.
Miranda resolve construir em seu terreno.Então contrata varios operarios esses operarios procurou o cortiço de João para se hospedar lá .Miranda fica furioso porque o dono não gostava dele ,mas Miranda passando por tudo isso não brigou com Romão.Mas mesmo assim João não se intimidou ,sempre estava provocando .
João tem uma amante chamada Bertoleza que trabalhava semparar para João .bertoleza se apaixona por João ,mas ele não gostava dela. Quem gostava de Bertoleza era o rival de Romão o Mirranda. Mas esse amor não foi possivel por que Miranda descobre que Bertoleza era amante de João .
Os moradores do cortiço, mesmo vivendo nestas brigas ,eram alegres ,festejavam muito,toda as noites tinha musicas,danças no pátio do cortiço. Numa destas festas teve um romançe de Jeronimo ,um português que trabalhava de pedreiro com Miranda ,era com uma mulata chamada Rita ,esse amor durou muito tempo.Com esse romance Miranda e João se aliaram. João muito rico vendeu o seu cortiço e casou com uma das filhas do seu vizinho,e ficaram felizes para sempre.