sábado, 7 de maio de 2011

O que é o Projeto UCA?

O que é o Projeto UCA?
Projeto educacional- O propósito do Projeto UCA vai muito além de construir um laptop extremamente barato, é um projeto educacional. A intenção é inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação no país.É preciso preparar desde já os alunos para serem agentes criativos. Dentro desse contexto, acredita-se que o laptop seja uma ferramenta fundamental, já que auxilia o aprendiz na criação e compartilhamento do conhecimento, através da interação na rede tecnológica. A constante troca de experiências e informações entre os próprios alunos e entre as crianças e suas comunidades, motivando os alunos a produzir conhecimento.
Da idéia inicial ao projeto piloto
Em janeiro de 2005 o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) começou a desenvolver o projeto de um laptop com valor de mercado de apenas US$ 100, com o intuito de revolucionar a educação nos países em desenvolvimento. Para isso foi criada a OLPC (One Laptop per Child). A idéia foi apresentada por ocasião do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suiça, em janeiro de 2005. Em novembro do mesmo ano foi apresentado o primeiro protótipo.
O OLPC está baseado em três premissas:
• Aprendizagem e educação de qualidade para todos são essenciais para alcançarmos uma sociedade justa, eqüitativa, econômica e socialmente viável;
• Acesso a laptops móveis em escala suficiente oferecerá reais benefícios para o aprendizado e proporcionará extraordinárias melhorias em escala nacional;
• Enquanto os computadores continuarem sendo desnecessariamente caros, esses benefícios continuarão sendo um privilégio para poucas pessoas.
Ainda em 2005, Nicholas Negroponte, presidente da OLPC, esteve no Brasil conversando com o presidente Luís Inácio Lula da Silva e expondo a idéia com detalhes. O presidente instituiu um grupo interministerial para avaliar o assunto. Argentina, Brasil, China, Egito, Índia, Nigéria e Tailândia são os países interessados e comprometidos com o Projeto.
No final do ano de 2006, o LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos) da UFRGS foi convidado pela assessoria da Presidência da República e pelo Ministério da Educação a participar do Projeto UCA.
A missão do LEC, dentro do Projeto UCA, é coordenar a experiência piloto de construção de modelos pedagógicos que utilizem os Laptops XO. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu foi selecionada para esta primeira experiência. A equipe de especialistas do Laboratório acredita que o Laptop XO se diferencia dos demais pelo fato de ter sido pensado especialmente para a educação, e não para fins comerciais.